Iniciativa promovida pela disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar, da Univille Campus São Bento do Sul, proporcionou vivência prática aos estudantes de Administração.
No mês de junho, os estudantes do 3º semestre do curso de Administração da Univille participaram de um projeto de vivências na comunidade denominado TechTour Planalto Norte — uma atividade prática promovida pela disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar I – Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo. Os resultados das 4 equipes participantes foram apresentados para uma banca do Centro de Inovação do Planalto Norte.
O trabalho teve como objetivo criar um produto (um tour de visitação guiada) para estimular acadêmicos de graduação (público-alvo) a conhecerem o ecossistema de inovação da região, reconhecerem atividades inovadoras e identificarem ambientes na cidade de São Bento do Sul que oportunizem experiências de inovação em seus diferentes níveis e aplicações.
Para criar este produto, os alunos tiveram de selecionar locais interessantes ao tema, buscar autorização para visitação, avaliar a estrutura e as condições de receber visitas técnicas. Além disso, tiveram de criar o roteiro e planejar a logística, produzir materiais de divulgação, formar preço e criar diferenciais para o seu produto. Cada equipe deveria ter no mínimo dois locais analisados e inseridos no tour. A proposta da atividade foi compreender como a inovação está conectada ao desenvolvimento econômico e social do território, além de identificar oportunidades e desafios enfrentados pelos atores locais para gerar inovação.
Os estudantes tinham como desafio buscar soluções para tratar a problemática falta de conexão entre os atores do ecossistema de inovação, ou seja, como conectar empresas, universidades, governo e comunidade. A partir dessa perspectiva, os acadêmicos buscaram entender como as organizações desenvolvem suas atividades, quais tecnologias ou processos inovadores vêm sendo adotados e como impactam comunidade interna e externa.
Como parte do planejamento, foi entregue às instituições uma carta-convite explicando os objetivos do projeto e a importância de receberem as visitas. A carta destacou que o TechTour busca valorizar os recursos locais, estimular jovens talentos e evidenciar que a inovação é resultado de investimento, esforço e cooperação entre os diversos setores da sociedade. Os locais visitados foram: A Gazeta, Univille, Planetário UDESC, IFC, SENAI, Agência Sebrae – São Bento do Sul, LabThree Co-Industry, Arcelor Mittal/Tuper e Fakini.
Segundo a Professora Doutora Andréa Tamanine, que coordenou a atividade, o projeto proporcionou uma experiência educativa rica e alinhada com os desafios contemporâneos da formação em Administração. “O TechTour promoveu o engajamento dos alunos com o território, despertando o olhar para a inovação presente nas instituições visitadas e a importância de fortalecer a cooperação entre os diversos atores locais”, afirma.
Parceria para o futuro
O Centro de Inovação do Planalto Norte, atualmente gerido pela Furj-Univille, reforça que ações como essa são fundamentais para aproximar o ambiente acadêmico do setor produtivo e da sociedade. “Acreditamos que a inovação acontece quando diferentes visões se conectam. É essencial que os jovens conheçam o que já está sendo feito e entendam que podem ser protagonistas dessa transformação”, afirmou Carolina Munhoz Mendes Scherer, agente do Centro de Inovação do Planalto Norte.
O TechTour é um exemplo prático de como a educação pode impulsionar o desenvolvimento regional e criar pontes entre conhecimento, prática e impacto social. Iniciativas como essa continuarão sendo apoiadas em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre e estimuladas pelo Centro de Inovação do Planalto Norte e pela Furj- Univille.